Se está em seus planos abrir um novo negócio, saiba que isso é possível e pode ser muito lucrativo. Porém, o caminho do empreendedorismo exige muita vontade e dedicação.
Algumas pessoas escolhem começar sua caminhada com o lançamento de novos produtos ou serviços, outras apostam em modelos de franquia.
Seja qual for a sua escolha, os primeiros passos para empreender são os mesmos. Confira nosso texto e veja algumas dicas.
Artigos que podem ser do seu interesse
- Como fazer um plano de negócios e tomar as melhores decisões;
- Análise SWOT: veja como ela pode ajudar seu negócio a vender mais;
- Como começar seu negócio: será que existe momento certo para empreender?
3 motivos para começar um novo negócio
Confira os 3 principais motivos para empreender.
Aumentar a fonte de renda
Os principais motivos para as pessoas começarem um novo negócio é gerar ou aumentar a fonte de renda. Se o seu caso é o segundo, é preciso ter atenção. Empreender pode não gerar renda extra imediatamente. Considere ter lucro apenas a médio ou longo prazo.
Conquistar independência financeira
Com o empreendedorismo, é possível criar planos de negócios que visam o constante aumento da renda, buscando uma situação mais confortável para o futuro e a tão sonhada independência financeira.
Fazer o que gosta
Muitas pessoas acabam se acomodando em empregos formais devido à estabilidade, mas sonham em trabalhar com o que gostam. Se esse for o seu caso, começar um novo negócio em uma área de maior interesse é a sua chance de sucesso. Além da satisfação, você terá mais disposição para trabalhar e lidar com os problemas que surgirem.
Dicas para quem vai começar um novo negócio
Se você se identificou com os motivos para começar um novo negócio, é hora de se preparar e colocar a mão na massa!
Faça um plano de negócios
O primeiro passo é fazer um plano de negócios, ou seja, um documento com todas as informações necessárias para estruturar sua nova empresa. Nele, você deve incluir pesquisa de mercado, público alvo e custo da compra de estoque inicial.
Estude sobre o mercado que deseja atuar
Sabendo qual área quer seguir, é hora de entender como o mercado funciona. Quais são os produtos mais procurados? Quais os possíveis diferenciais que pode oferecer? Como a concorrência trabalha e como o seu público se comporta? Tudo isso te ajuda a estruturar o novo negócio.
Formalize sua situação no Portal do Empreendedor
Essa etapa pode ocorrer junto com a pesquisa de mercado. Regularizar a situação fiscal é fundamental para que seu novo empreendimento comece a funcionar de forma legal. Atualmente, é possível facilmente abrir um MEI, para isso, acesse o Portal do Empreendedor e saiba mais.
Divulgue seu negócio nas redes sociais
Com tudo pronto, não deixe de pensar na divulgação. As redes sociais são uma das formas de atingir seu público e mostrar os produtos e serviços que está oferecendo. Crie perfis nos principais canais e tenha um planejamento de conteúdo de acordo com cada um deles.
Monitore e avalie seu desempenho
Inclua metas a serem atingidas no seu plano de negócios e mantenha uma rotina de avaliação e monitoramento do seu novo negócio. Avalie se ele está crescendo como esperado, quais setores estão com menor desempenho e como melhorar os processos internos. Veja, também, se os ganhos e despesas estão dentro do planejado.
Preencha o quiz #PagTeAjuda e receba conteúdos especiais de fim de ano!
Preparamos um quiz para saber tudo que você precisa neste fim de ano e te ajudar a alcançar suas metas. Responda 5 perguntinhas rápidas e receba conteúdos e materiais imperdíveis tanto para quem compra, quanto para quem vende!
Faça a gestão do seu negócio com o PagVendas
Se está se sentindo mais animado e motivado depois de ler esse texto, e sabe que 2022 é o ano para começar um novo negócio, não tenha medo, você não vai estar sozinho.
Para te ajudar e trazer mais controle e simplicidade, conte com o PagVendas. O aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- gestão de estoque;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.