Pedir delivery de comida, mercado, farmácia ou até ração para pet faz parte da rotina dos brasileiros. Mas, usar esse serviço exige cuidado, especialmente com o aumento de casos do golpe do delivery que vem deixando muita gente no prejuízo.
O crescimento das denúncias fez, inclusive, o Procon-SP emitir um alerta para a população. E se você ainda não conhece o golpe da maquininha do delivery, saiba como ele funciona e veja como se proteger!
Como funciona o Golpe do Delivery e como se proteger dele?
De forma geral, nos golpes envolvendo pedidos em aplicativos de delivery os criminosos usam uma maquininha danificada ou uma ligação falsa para roubar dados e dinheiro dos usuários.
Mesmo que o discurso dos golpistas mude, a mecânica é quase sempre a mesma. Veja as 3 situações mais comuns e algumas atitudes que podem te ajudar a escapar do golpe.
Quando o pagamento deve ser feito na entrega
Na hora de cobrar o pedido, o golpista apresenta uma maquininha com o visor danificado. Pode ser uma rachadura ou algum dano que cause dificuldade de leitura. Neste caso, eles colocam um valor muito mais alto e o cliente não consegue ver quanto está sendo cobrado.
Como escapar? Faça compras em locais que você já conhece e confia e sempre que possível, faça o pagamento diretamente pelo aplicativo. Se não, fique atento ao equipamento que está sendo usado e confira o valor antes de usar o cartão.
Pagamento feito pelo aplicativo
Se o usuário já fez o pagamento no aplicativo de delivery, teoricamente, não deve ser cobrado na entrega. Porém, os criminosos criam um discurso convincente e dizem que aconteceu algum erro na hora do processamento.
Como ele está com o pedido certo e a nota fiscal, as pessoas acabam aceitando refazer o pagamento. E então, usam uma maquininha com visor quebrado para passar um valor bem mais alto.
Como escapar? Não aceite nenhuma cobrança extra se o pagamento já foi feito pelo aplicativo. Se, ainda assim, tiver dúvidas, confira no aplicativo se o pedido está normal e entre em contato com o restaurante para conferir a informação.
Estabelecimento liga para o cliente
Outra forma de aplicar o golpe é quando o estabelecimento entra em contato para fazer alguma cobrança extra. Esse valor a mais pode ser a taxa do motoboy ou algum produto que estava com o valor errado no app de entrega.
Essa ligação é falsa e os golpistas usam esse contato para pedir dados do cartão de crédito para passar o valor extra. Neste momento, roubam dinheiro do usuário, já que tem todos os dados.
Como escapar? Não compartilhe seus dados pessoais por telefone ou mensagens. Sempre que possível, faça o pagamento pelo aplicativo e, se tiver dúvidas, entre em contato com o restaurante.
O que fazer se cair no Golpe do Delivery?
Mesmo sabendo como escapar, é possível se descuidar em algum momento e acabar caindo no golpe. E se isso acontecer, o que fazer?
O primeiro passo é ir à delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência. Conte, em detalhes, o que aconteceu e, sempre que possível, mostre comprovantes e prints de tela que comprovem a história.
Com esse B.O. em mãos, entre em contato com a empresa onde o pedido foi feito. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, ela é responsável e deve ressarcir o valor perdido. Caso isso não aconteça, procure o órgão de defesa do consumidor, como o Procon.
Por fim, se essas medidas não derem certo, procure um advogado para garantir o cumprimento dos seus direitos.
Compre com mais segurança! Confira mais conteúdos que podem te ajudar: